O Pré-modernismo teve início no começo do século XIX e se estendeu até a Semana de Arte Moderna, em 1922.
Foi um período que marcou a transição entre o simbolismo e o modernismo, e para muitos estudiosos, não pode ser considerado uma escola literária, isto porque apresenta diversas produções artísticas e literárias distintas.
Nesta época de transição inúmeros eventos históricos estavam começando a acontecer. Os imigrantes europeus no Brasil estavam começando a aumentar os Estados se industrializando e aumentando a classe operária e com o país crescendo eles queriam condições justas e participação política mas como isso não ocorreu deu-se início a conflitos como guerra dos canudos, revolta da vacina, revolta da chibata entre outras.
Nesse contexto histórico, os escritores surgem com novas formas de escrever. Eles adotam uma postura mais liberal e passam a fazer criticas sobre os problemas sociais enfrentados pela população. Há uma linguagem formal que veio do arcadismo, deixando no passado a preocupação estética e tomando espaço temas históricos, sociais e políticos.
O Pré-modernismo marca o tempo de uma revolução literária onde os escritores começaram a se libertar das correntes das artes e até chegar 1922 esse terreno foi preparado para quando chegasse o verdadeiro modernismo. Causando grande impacto em todos aqueles que acompanhavam a arte
0 comentários